Durante a década de 70 as autoridades aeronáuticas russas criaram uma série de especificações, visando modernizar seus vetores. Preocupados com os novos F-15, F-16, F/A-18 e o Panavia Tornado da Otan, a URSS apresentou como resposta os caças Sukhoi Su-27, Mikoyan Gurevich Mig-29 e o Yakovlev Yak-141.
Projetado como substituto do caça embarcado VTOL Yakovlev Yak-38, o "Freestyle"* na verdade era uma mudança de conceito em termos de caça embarcado. O YAK-38 era simplesmente um caça provisório, colocado às pressas em serviço visando equipar a Marinha Russa(AVMF) com um aparelho similar ao britânico BAC Harrier, resultando em um avião muito limitado operacionalmente. O Yak-141 era uma aeronave revolucionária. Equipado com variação de geometria no tubo de escape do motor e possuindo uma performance supersônica que era novidade em aeronaves VTOL , o YAK-141 seria um verdadeiro caça/interceptador de defesa de frota.
Os russos esperavam utilizá-lo em parceria com a aeronave de ataque Sukhoi SU-39**, a bordo dos porta-aviões da classe "Kuznetsov". Apresentando uma configuração motriz com um grande motor principal e dois menores de sustentação no meio da fuselagem, o desenvolvimento do novo caça VTOL russo começou em 1975.
* Denominação dada ao Yakovlev Yak-141 pela OTAN.
** Versão naval do avião de ataque Sukhoi Su-25 "Frogfoot".
Projetado como substituto do caça embarcado VTOL Yakovlev Yak-38, o "Freestyle"* na verdade era uma mudança de conceito em termos de caça embarcado. O YAK-38 era simplesmente um caça provisório, colocado às pressas em serviço visando equipar a Marinha Russa(AVMF) com um aparelho similar ao britânico BAC Harrier, resultando em um avião muito limitado operacionalmente. O Yak-141 era uma aeronave revolucionária. Equipado com variação de geometria no tubo de escape do motor e possuindo uma performance supersônica que era novidade em aeronaves VTOL , o YAK-141 seria um verdadeiro caça/interceptador de defesa de frota.
Os russos esperavam utilizá-lo em parceria com a aeronave de ataque Sukhoi SU-39**, a bordo dos porta-aviões da classe "Kuznetsov". Apresentando uma configuração motriz com um grande motor principal e dois menores de sustentação no meio da fuselagem, o desenvolvimento do novo caça VTOL russo começou em 1975.
* Denominação dada ao Yakovlev Yak-141 pela OTAN.
** Versão naval do avião de ataque Sukhoi Su-25 "Frogfoot".
O programa continuou em total sigilo, até que em 1988 o protótipo nº1 foi fotografado por um satélite espião americano quando estava no pátio da base de Zhukovsky. Em 1989 ocorreu seu primeiro vôo , apresentando apenas pequenos problemas, sobretudo no sistema Fly-By-Wire. O Yak-141 estava equipado com o radar Phazotron N-019 do Mig-29 , acrescido de alguns modos de ataque ao solo. Com o fim da URSS o programa sofreu vários cortes orçamentários, sendo cancelado em 1992. Foram fabricados 2 protótipos, sendo o segundo utilizado nos testes de convés efetuados nos porta-aviões das classes "Kiev" e "Kuznetsov".
Armamento: um canhão GSh-30-1 de 30mm, mísseis de curto alcance R-60(AA-8 "Aphid"), R-73(AA-11 "Archer"), mísseis de médio alcance R-27( AA-10 "Alamo"), R-77(AA-12 "Adder"), mísseis de ataque ao solo Kh-25(AS-10 "Karen"), Kh-29(AS-14 "Kedge"), mísseis anti-radar Kh-31(AS-17 "Krypton"), bombas guiadas por tv, laser e "burras".
Motores: Um Turbofan Soyuz R-79V-300 com vetoração vertical no bocal de escape, contando com um empuxo de 24.205lb seco/34.170lb com pós combustor e dois RKBM(Rybinsk Engine Design Bureau)RD-41, localizados no meio da fuselagem com empuxo de 9.392lb cada.

Performance:
Velocidade máxima: 1.800km/h
Raio de Ação: 1100 km (decolagem vertical)
Alcance: 2400 km
Teto de serviço: 15.000 m
Raio de Ação: 1100 km (decolagem vertical)
Alcance: 2400 km
Teto de serviço: 15.000 m
Dimensões:
Comprimento: 18,30m
Envergadura: 10,10m
Altura: 5,00m
Peso máximo de decolagem: 19,500kg
Envergadura: 10,10m
Altura: 5,00m
Peso máximo de decolagem: 19,500kg
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