Beneficiando-se das pesquisas alemãs de asas em delta durante a II Guerra Mundial, os americanos desenvolveram no pós-guerra o avião experimental Convair XF-92. Deste projeto surgiu o interceptador Convair F-102 Delta Dagger, primeira aeronave supersônica em delta a entrar em serviço operacional no mundo. O programa iniciou-se em 1950, mas logo no início mostrou-se problemático, pois o protótipo designado YF-102 não atendia as especificações exigidas pela USAF.

O maior problema era que a aeronave não conseguia ultrapassar a velocidade de Mach 1. Em 1953 aconteceu o primeiro vôo do YF-102 a partir da base de Edwards, infelizmente neste primeiro vôo a aeronave perdeu sustentação e caiu sobre a deserto da Califórnia. Estava claro que havia necessidade de modificações profundas no projeto, então os projetistas da Convair voltaram-se as suas pranchetas e reprojetaram totalmente o aparelho, agora utilizando a então recente "regra de área", que visava reduzir o altíssimo coeficiente de arrasto transônico.

A adoção da fuselagem "garrafa de coca" resolveu de forma satisfatória o problema de desempenho, embora o desenho ainda precisasse sofrer algumas alterações de certa importância na área da deriva e também nos bocais das tomadas de ar. A seção anterior da fuselagem era de um modelo totalmente novo. Somente em abril de 1956 o caça estava pronto para entrar em serviço no ADC( Air Defense Command, Comando de Defesa Aérea). O auge do Delta Dagger foi durante a intervenção dos EUA no Vietnã, onde o F-102 ficou responsável pela defesa aérea da capital do Vietnã do Sul, Saigon.
Depois disso, o F-102 teve uma longa carreira operacional, desempenhando a função de interceptador no ADC, Forças Aéras do Pacífico e na Força Aérea americana na Europa. Dos 889 aparelhos monoplace fabricados, 875 integraram o estoque bélico. Paralelamente produziram-se 111 TF-102A biplace de terinamento.
Quando deixou de prestar serviços como interceptador da Guarda Aérea Nacional , em fins dos anos 70, o Delta Dagger se transformou em avião-alvo, com a designação "PQM-102", e centenas deles sofreram reformas para uso em programas de treinamento e testes.
Depois disso, o F-102 teve uma longa carreira operacional, desempenhando a função de interceptador no ADC, Forças Aéras do Pacífico e na Força Aérea americana na Europa. Dos 889 aparelhos monoplace fabricados, 875 integraram o estoque bélico. Paralelamente produziram-se 111 TF-102A biplace de terinamento.
Quando deixou de prestar serviços como interceptador da Guarda Aérea Nacional , em fins dos anos 70, o Delta Dagger se transformou em avião-alvo, com a designação "PQM-102", e centenas deles sofreram reformas para uso em programas de treinamento e testes.

ARMAMENTO: O Convair F-102 Delta Dagger foi projetado como interceptador puro, sendo o seu armamento transportado dentro de um compartimento interno na fuselagem. Ele não possuía canhão interno, utilizando apenas mísseis do tipo Hughes AIM-4C Falcon, guiados por infravermelho, AIM-4A/AIM-4E Falcon, guiados por radar e mísseis AIM-26A Falcon de ogiva nuclear.

Ficha Técnica:
Convair F-102A Delta Dagger
MOTOR: Um turbojato Pratt e Whitney J57-P-23 com empuxo seco de 5.307 kg e de 7.802 kg com pós-queimadores.
VELOCIDADE MÁXIMA: 1.328km/h
TETO DE SERVIÇO: 16.460 m
RAIO DE AÇÃO: 805 km
COMPRIMENTO: 20,84 m
ENVERGADURA: 11,62 m
ALTURA: 6,46 m
PESOS: 8.641 kg vazio, 14.288 kg carregado
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