Com uma aparência um tanto desajeitada e angulosa, o Rockwell XFV-12 foi um dos projetos surgidos durante a década de 70 visando um caça VTOL( decolagem e pouso vertical) com capacidade de atingir velocidade Mach 2.
O aparelho mostrou-se muito avançado para a época em que foi lançado e conseqüentemente sofreu com a complexidade inerente ao projeto deste nível. Durante o ano de 1973 os Marines(Corpo de Fuzileiros Navais Americanos), propuseram à Rockwell utilizar partes de outras aeronaves com o objetivo de baratear custos no desenvolvimento. Então o XFV-12 utilizou em seu primeiro protótipo toda a parte dianteira da fuselagem do McDonnell Douglas A-4 Skyhawk e sistemas de armas do McDonnell Douglas F-4 Phantom II.
O aparelho mostrou-se muito avançado para a época em que foi lançado e conseqüentemente sofreu com a complexidade inerente ao projeto deste nível. Durante o ano de 1973 os Marines(Corpo de Fuzileiros Navais Americanos), propuseram à Rockwell utilizar partes de outras aeronaves com o objetivo de baratear custos no desenvolvimento. Então o XFV-12 utilizou em seu primeiro protótipo toda a parte dianteira da fuselagem do McDonnell Douglas A-4 Skyhawk e sistemas de armas do McDonnell Douglas F-4 Phantom II.


Esperava-se que o protótipo Nº1 voasse em agosto de 1974, mas isso nunca aconteceu. Ficou claro que todo o projeto estava aquém das expectativas além de muito complexo e caro, mesmo em tempos de Guerra Fria, sendo assim o programa XFV-12 precisou ser abandonado no ano de 1980 em favor de novas versões do AV-8 Harrier.
Dimensões:
Comprimento: 13.40m
Envergadura: 8.69m
Altura: 10.00m
Desempenho(estimado):
Velocidade: 2560 km/h
Teto: 38. 999 pés (11.887 m)
Peso vazio: 6.259 kg
Peso carregado: 11.ooo kg
Motorização:
1 x Pratt & Whitney F401-PW-400 com potência aumentada para 30.000 lb com pós-combustão.
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