
Durante a dácada de 70 a empresa italiana Oto Melara, construiu sob licença junto à KMW Kraus-Maffei Wegmann da Alemanha, 720 MBT Leopard 1 para o Exército Italiano. Com a produção do blindado alemão, os italianos ganharam importante experiência e resolveram desenvolver um novo blindado a partir do Leopard 1A4. Os trabalhos começaram no ano de 1977 e segundo estimativas de mercado da FIAT, dona da Oto Melara, o principal foco das vendas seria o Oriente Médio. O primeiro protótipo ficou pronto em 1980 e foi logo transportado para um "tour" pela Tailândia, Espanha, Grécia e o Egito ficou muito enteressado, inclusive com a intenção de abrir uma linha de montagem local. Mas o primeiro e único país a adqurir o blindado foi o Emirados Árabes Unidos(Dubai), ficando com 18 em 1981 e alguns meses depois comprando mais 18, incluindo 3 veículos de recuperação.

O projeto do OF-40 é convencional, contando com um grande número de peças e mecanismos do Leopard 1. O casco e a torreta são soldados, a placa frontal possui uma inclinação acentuada, o motorista senta na frente e a direita do casco. O comandante está protegido na torre e contando com oito periscópios, entre eles um de visão noturna desenvolvido pela joint venture constituída pela italiana Alenia com a francesa Sfim. O artilheiro situa-se em frente ao comandante e uma posição abaixo, contando com o periscópio C215 da Alenia, com capacidade de ampliação de 8x e o quarto ocupante é o carregador que fica ao lado esquerdo da torre e tem á sua disposição uma escotilha circular que se abre para trás.
Embora inspirado no famoso canhão L7 britânico de 105 mm a Oto Melara resolveu projetar uma peça própria para equipar o OF-40. Sendo assim o blindado está armado com um canhão estabilizado e estriado de 105 mm, acionado elétricamente ou por um gerador de impulso manual, com elevação de -9º/+20º. A arma pode disparar todas as munições padrão da OTAN, incluindo as APDS, HEAT, HESH e de fumaça, com uma taxa de tiro que pode chegar a 9 disparos por minuto. Existem duas metralhadoras MG1 de 7,62mm, uma montada coaxialmente e outra situada em cima da torre na posição do comandante, para o uso antiaéreo.
O motor é um MTU M-500 V-10 com potência de 830 cv a 2.200 rpm diesel com transmissão hidro-mecânica ZF em bloco. Circundando os motores há dois tanques de combustivel com capacidade total de 1000 litros cada. A suspenção é do tipo barra de torção com sete roletes de cada lado, com saia blindada adicional com 15mm de espessura. O veículo possui total capacidade NBC( proteção contra querra nuclear, química e bacteriológica), passando por vãos de água de até 4 metros de profundidade( com snorkel).
Apesar de ser um bom blindado o OF-40 surgiu na hora errada, seu projeto já era obsoleto e estavam entrando em operação na mesma época os Leopard 2, Challenger e M1 Abrams que são MBTs de geração mais recente e com poder de fogo muito superior. No final dos anos 90 surgiu a notícia que os Emirados Árabes Unidos estariam transformando os OF-40 remanescentes em veículos de combate de infantaria em parceria com a Sabiex da Bélgica. Com a denominação de OF-40/IFV o blindado seria baseado no BMP-3 russo totalmente redesenhado, até o momento não se sabe sobre o andamento do projeto.

Ficha Técnica:
Peso: 45.500kg ( caregado)
Ocupantes: 4
Comprimento: 6.89m/9.22m incluindo o canhão
Largura: 3.5 m
Altura: 2.76m
Velocidade máxima: 60km/h em estrada-25km/h em terreno irreglar
Autonomia: 600 km
